Pular para o conteúdo principal

Sobre os animais do Planeta Mokon

mokoloton


O Planeta Mokon é um mundo imaginário, terra de Mokolóton, príncipe extraterrestre cujas histórias encontram-se no livro Mokolóton, o extraterrestre.





Um dia, quando eu passava uma temporada em Curitiba, Estado das araucárias, Paraná, um amigo muito comunicativo e letrado, adolescente de 16 anos, me disse que já tinha lido o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal quatro vezes.

Eu lhe disse que li esse livro uma vez apenas. E o detestei no momento em que Harry enfia o bastão no nariz de trasgo, o gigante montanhês que ataca Hermione no banheiro na escola.

Continuamos conversando sobre livros quando citei que no planeta Mokon, terra de Mokolóton, os mokônios usam os bocks, animais de carga para carregar peso.

Ele disse:

- Como são malvados os habitantes desse planeta. Usam os animais para fazer o trabalho pesado deles. E eles fazem o quê?

De início, pensei mesmo que ele teria razão: por que usar animais para carregar peso? Só que o surpreendi:

- Se aqui mesmo, em sua cidade, os homens usam os cavalos para carregar peso, por que não podem ser utilizados animais em outro planeta?

- É verdade – ele reconheceu.

- Pior ainda: os bois carregam carga a vida inteira. Eles puxam o arado para o homem lavrar a terra. Puxam os carros de madeira pesada que vai a ranger pela estrada, numa lentidão sem fim. As vacas parem bezerros que servirão de alimento ao homem. E ainda dão leite durante a vida inteira.

- Puxa-vida! – ele se admirou. – Coitado dos animais.

- Sim. E no final da vida, quando poderiam descansar em paz, vão para o frigorífico. E ainda têm suas carnes rejeitadas pelos consumidores por serem duras demais.

- É verdade.

Todavia, pensando bem, pensarei em uma maneira de transportes pesados no planeta Mokon, onde os mokonianos conseguem transportar objetos com a força do pensamento. Deixarei o maltrato dos animais com os homens.

Livro: Mokolóton, o extraterrestre
Autor: José Guimarães
Editora: Freitas Bastos


Para recordar, trailer de Harry Potter e a Pedra Filosofal:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog